quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Poluição e clima seco


As grandes cidades andam sofrendo com o clima seco e um dos motivos é a poluição dos grandes centros. Qual o motivo de tudo isso? Com o tempo seco, as partículas finas de poeira não se depositam no chão e ficam mais disponíveis na atmosfera.

Com uma grande umidade relativa do ar as partículas de poluição são aglutinadas e ficam difíceis de serem inaladas. Com a baixa umidade as partículas são inaladas e dentro do organismo causar inflamações e uma série de doenças.

Em abril do ano passado, a reportagem de VEJA SÃO PAULO visitou setenta lugares da cidade de São Paulo para verificar a qualidade do ar. Em cada um deles, foi medido a quantidade de partículas finas. No último dia 1º, voltaram a cinco desses locais para reavaliar a situação, agora com tempo seco. Ao longo do dia, todos ultrapassaram o limite de 25 microgramas do material por metro cúbico estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Três pontos registraram aumento em relação ao ano passado, por causa do ar seco. O resultado está na tabela acima do post.

A Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes foram os únicos dois locais da avaliação que tiveram uma melhora na qualidade do ar. Os índices baixaram 50% e 37% respectivamente, mas ainda assim a concentração de poluentes é o triplo do padrão recomendado pela OMS. Uma das possíveis causas da redução pode ter sido a restrição aos caminhões implementada nessas duas vias”. Veículos movidos a diesel são responsáveis por 80% do total de partículas finas emitidas pela frota paulistana.

Para resolver o problema agora é só esperar as chuvas...

Fonte: Veja São Paulo
Seeya

Nenhum comentário:

Postar um comentário