segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Biodiversidade em Teresópolis - RJ


Até o dia 5 de setembro, o público poderá ver, na Galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Teresópolis), a exposição “Raiz – A Natureza como Ensinamento”. A mostra, inaugurada em 14 de agosto reúne cerca de 20 esculturas, feitas a partir de raízes de árvores, confeccionadas pelo artista plástico Amabílio Macedo. A visitação acontece de segunda a sábado, das 9h às 18h.

As peças, em variados tamanhos e formatos, não têm forma clara definida, já que obedecem ao próprio formato da raiz. Ao mesmo tempo, permitem as mais diversas interpretações. Militar reformado, Amabílio Macedo iniciou a atividade há 26 anos, em seu sítio, em Guapimirim, por acaso.

O trabalho do artista, no entanto, não está em modificar a forma das raízes e sim revelá-las. Ele limpa cada uma das raízes, retira a parte degradada, interferindo o mínimo possível, realiza polimento, identificando as formas, riscos e vincos existentes e, então, encera a raiz, transformando-a em uma escultura. O trabalho se tornou uma filosofia de vida para Amabílio, que busca revelar a beleza da própria raiz, fazendo uma analogia ao homem. Ele faz questão de transmitir este ensinamento por onde quer que passe.

As esculturas do artista, que levam em média dois meses para ficarem prontas, já estiveram expostas no Sesc, Jardim Botânico, Aeroporto Internacional, escolas do Rio de Janeiro e de diversas outras cidades. Ao longo dos 26 anos de carreira, Amabílio já confeccionou mais de 300 peças feitas com raízes de árvores e adianta que poucas delas foram vendidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis

Seeya

Um comentário: