segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O ingá de Santos a Brasília



Santos está em um dos 17 estados brasileiros inseridos num dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta, A MATA ATLÂNTICA, que apresenta fauna, fauna, flora e recursos hídricos não encontrados em nenhum lugar.

Em Santos a grande área continental fica localizada em uma unidade de conservação ambiental, o Parque estadual da Serra do Mar. Para se ter dimensão da diversidade da região, na Serra do Mar existem espécies ameaçadas de extinção, raras e em perigo, como as árvores canela-preta, jacarandá, jequitibá, samambaias, bromélias e orquídeas.

No entanto, outra árvore chama atenção em Santos. Os pés de Ingá. A árvore alcança a altura de 15 metros. Suas folhas apresentam nectários (glândulas produtoras de néctar) que atraem formigas, protegendo as árvores de pragas. O tronco é acinzentado e recoberto por manchas brancas (lenticelas).

A floração ocorre várias vezes por ano, com flores que são muito visitadas por abelhas selvagens e Apis mellfera , que produzem um ótimo mel.

Produz frutos em vagem, com polpa branca, adocicada e levemente fibrosa, rica em sais minerais, que deve ser consumida ao natural. Costuma servir de alimento para humanos e para diversas aves, como papagaios e, de modo particularmente estridente, para o periquito-de-asa-amarela.




Em Brasília encontramos os ingás na câmara dos deputados no chamado, estacionamentos dos ingás que vale a pena ser visitado. E assim pelo Brasil inteiro.

Seeya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário