quarta-feira, 11 de agosto de 2010

As abelhas e a Biodiversidade



“Tive pena das abelhas. As tropas trataram-nas da maneira mais brutal. Não restaram abelhas em Volínia. Maculamos as abelhas e as destruímos como enxofre e uma explosão de pólvora. Um cheiro de chamusco exalava-se na sagrada república das abelhas. Morrendo, elas voejavam lentamente em torno, num leve zumbido que mal se podia ouvir. E nós, que não tínhamos pão, extraímos o mel com nossas espadas… Não ficaram abelhas em Volínia.” (O Caminho de Brody, in A Cavalaria Vermelha, Isaac Babel, 1969)



Quem poderia imaginar, que esse inseto é considerado importante para a Organização das Nações Unidas para aAgricultura e alimentação? A instituição coordena o projeto de conservação e Manejo dos polinizadores para agricultura sustentável, em andamento em vários países, inclusive, no Brasil.

As abelhas são responsáveis pela polinização de várias espécies de plantas, na Alemanha houve uma diminuição de 25% na população de abelhas, nos Estados Unidos a diminuição foi ainda maior, de 70%. Se os polinizadores desaparecerem perderemos muitas espécies de plantas.

As abelhas estão desaparecendo por diferentes motivos entre eles o alto nível de agrotóxicos usados nas plantações, destruição do meio ambiente onde elas vivem e mudanças climáticas.. Com as abelhas muitas espécies de pássaros e borboletas também estão desaparecendo pelos mesmos motivos.

A Alemanha proibiu o uso de 8 pesticidas neonicotinóides como causadores da morte das abelhas. As abelhas prestam um serviço de polinização, estimado em bilhões de dólares, de fundamental importancia para a a agricultura, razão da rápida e dura reação do governo alemão.

O governo do Reino Unido, por exemplo, reconhece que as colméias – principalmente de 44 mil apicultores amadores – contribuem com cerca de R$ 498 milhões ao ano para a economia, com a polinização de frutas, legumes e grãos.

E no Brasil?

Uma legislação brasileira de 1967 proíbe a destruição de ninhos de abelhas sem ferrão ou o transporte de abelhas de uma região para outra.

Ao "importar" uma espécie, provoca-se a competição entre espécies diferentes e, mais grave, a consangüinidade entre indivíduos-parentes leva à morte todo o enxame.

A lei prevê que o criador só pode vender colméias originárias do sistema de divisão de ninhos e nunca retirá-las da mata. Os pesquisadores comemoram uma recente resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que disciplina os meliponários, orientando para a preservação e a produção comercial.



Para ler mais sobre abelhas clique aqui. A webee.org é uma rede de informações sobre a diversidade biológica de abelhas.



"Conservation of biodiversity is not about keeping one species away from another," he told the meeting. "It is not about building fences around national parks and keeping humans out. It is about interaction between all species and their natural ecosystem." Ahmed Djoghlaf, Secretário Executivo da Convenção da Diversidade Biológica.

If we take away one link, the chain is broken."



Seeya

Um comentário: