terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lei das sacolas plásticas Lei 5502/09



A secretaria estadual do Ambiente do Rio de Janeiro quer reduzir, até o fim do ano, em 30% o volume de sacolas plásticas utilizadas nos supermercados. Fiscalizações têm sido feitas com regularidades para fazer cumprir a lei, que entrou em vigor há um mês, e que prevê a troca das sacolas plásticas por outras reutilizáveis. As empresas que não cumprirem a lei passam a ser multadas em até R$ 30 mil. lei entrou em vigor em julho de 2009.
Segundo a lei os estabelecimentos devem oferecer um desconto de R$ 0,3 a cada cinco itens comprados, desde que o consumidor não utilize a sacola plástica. Isso não gera nenhuma despesa para os supermercados, o consumidor sai ganhando e se polui menos o ambiente.

Dicas:

Use bolsas de feira ou de pano para carregar as compras de supermercado. Elas não agridem o meio ambiente, podem ser usadas várias vezes e são mais resistentes que os sacos plásticos e bem mais charmosas.

Transformar as sacolas plásticas em sacos de lixo é uma opção, mas que pede alguns cuidados. O principal é não misturar materiais. Coloque o que é seco na mesma sacola e o descarte molhado, como os restos de comida, em outra. "Assim, o processo de lavagem do plástico nos postos de reciclagem é rápido e econômico", diz Marco Aurélio Seguetti, diretor do portal Reciclagem.net.

Os sacos pretos normalmente utilizados para colocar o lixo são mais agressivos que as sacolas de supermercado, pois são grossos e têm decomposição lenta.

Fonte: G1 e Planeta sustentável.

Uma pergunta: Como fazer para jogar o lixo da cozinha fora sem as famosas sacolinhas?

Claro que existe a resposta já pronta que é a coleta seletiva de lixo. O que não acontece regularmente em muitas cidades do Rio de Janeiro. Opção 2 comprar sacos de lixo no supermercado o que agride da mesma forma o meio ambiente, senão mais, apesar dele caber o equivalente ao conteúdo de 8 sacolas plásticas ele é mais frágil e de natureza mais poluidor como dito nas ditas ali em cima.

E as embalagens dos produtos? Por que não fazer as indústrias usarem materiais que não agridem o meio ambiente?

Enfim vamos esperar o que acontece.

Seeya.

Um comentário:

  1. Menina, sou a rainha das sacolas reutilizáveis.
    Já estou até ficando famosa. Ontem um amigo do maridão trouxe mais uma, de presente. rsrsrs

    ResponderExcluir